O Sindicato

A HISTÓRIA NÃO PARA

Desde 1989, o SINDSERPI luta pelos direitos dos funcionários públicos da prefeitura de Içara.

A Organização dos trabalhadores da Prefeitura Municipal de Içara começa em 1o de maio de 1989, quando fundaram a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Içara. Em 1992 foi registrada a primeira manifestação pública de servidores municipais de Içara, reclamando do baixíssimo nível salarial.

Em 15 de dezembro de 1992 foi realizada a assembléia geral que transformou a associação em sindicato. Foram sócios fundadores os servidores Bruno Dal Pont, Valmison Manoel Pacheco, Iara Amandio Martins, José Zanolli, Maria Crtistina Espíndola, Zenaide Salvador e Bertolina Réus de Oliveira. Na mesma assembléia foi formada uma Comissão Provisória e nomeado como presidente Bruno Dal Pont, com mandado até 2 de agosto de 1993, para que as medidas legais e processuais fossem tomadas para dar personalidade jurídica à nova entidade sindical.

A Organização dos Trabalhadores da prefeitura municipal de Içara

A primeira eleição à diretoria do novo sindicato ocorreu em 3 de agosto de 1993, com chapa única e votação por aclamação. O primeiro presidente do sindicato foi Jairo Bittencourt, e vice-presidente Jorge Valvassori. No dia seguinte, a categoria declarou, em assembléia, pela primeira vez, o estado de greve. Um dia de paralisação, com panfletagem pelas ruas da cidade, foi realizado em 14 de setembro.

O sindicato, em Dezembro de 1993 deixava as instalações improvisadas e alugava sua primeira sede. A Primeira greve geral dos servidores municipais de Içara ocorreu em 1995, com a categoria reivindicando reposição salarial e melhores condições de trabalho. No dia 17 de fevereiro daquele ano, a categoria cruzou os braçoes por oito dias. No mês seguinte, em março, Rubens Estacílio Réus, o Rubinho, assumiu a presidência do sindicato e fez uma importante aquisição: um terreno para construção da sede própria.

A terceira diretoria do Sindserpi, eleita em 10 de agosto de 1995, por aclamaçào, marca o início de um novo período na carreira dos servidores municipais de Içara, com a eleição da entào professora e hoje também advogada Edna Benedet da Silva.

Nessa Gestão é conquistado o Estatuto dos Servidores e por lei, em 1996, são garantidos direitos como triênio, licença-prêmio, insalubridade, periculosidade, salário família e Plano de cargos e salários dos servidores entre outros, há muito reivindicados. Em 1997, é inaugurada a sede própria do sindicato.

Em 2009, ao encerrar seu mandato, a diretoria liderada por Edna entregou a ampliação da sede própria, uma das mais bem equipadas da região construída com recursos próprios. Ainda em 2009, em chapa de consenso da categoria, foi eleita a atual diretoria, tendo como presidente a professora Vera Regina Vieira. Hoje a categoria conta com aproximadamente 1,5mil trabalhadores e cerca de 800 associados.