23 de outubro de 2017

Sindiserpi lança nota em repúdio a decisão liminar favorável ao CFM

O Sindicato dos Servidores Públicos de Içara e Balneário Rincão (Sindserpi) lançou nota em repúdio a decisão liminar favorável ao Conselho Federal de Medicina (CFM), de restringir a atuação da enfermagem, nos protocolos dos Programas de Saúde Pública (PSP).

Confira a nota na íntegra:

#outubrocinza

Nós do Sindicato do Servidores Públicos de Içara e Balneário Rincão (Sindserpi) vimos à público repudiar a decisão liminar favorável ao Conselho Federal de Medicina (CFM), de restringir a atuação da enfermagem, nos protocolos dos Programas de Saúde Pública (PSP), em geral com maior impacto sobre a Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Alertamos que tal decisão prejudica a efetividade do atendimento na Atenção Básica e no pré-natal de baixo risco, atrasando ou inviabilizando exames essenciais. Lembramos ainda que o atendimento feito por enfermeiras e enfermeiros em programas de Saúde que atendem pacientes diabetes, hipertensão, tuberculose, hanseníase, DST/Aids, dentre outras doenças, também pode sofrer descontinuidade caso a liminar do Conselho Federal de Medicina seja colocada em prática.

Por fim, lamentamos mais um retrocesso amargado na área da saúde pública básica, uma vez que os enfermeiros fazem ótimo trabalho de prevenção, sendo inúmeras doenças detectadas por esses profissionais. Infelizmente, a notícia descoloriu nosso Outubro Rosa, já que também significa a paralisação da coleta de preventivos nas Unidades de Saúde e Rede Feminina.